Unochapecó lança projeto em homenagem aos 100 anos de Chapecó

Cultura

Nesta quarta-feira (12/04), a Unochapecó lançou mais uma importante ação para a comunidade: o Projeto Centenário de Chapecó, que integra a programação oficial de aniversário da cidade. Uma história da qual a Unochapecó faz parte há, pelo menos, 47 anos, e que nos inspira a projetar o olhar para um novo tempo. Afinal, no auge dos seus 100 anos, Chapecó contempla o passado com foco nas incríveis possibilidades do futuro. Assim como as aspirações da sua mais antiga Universidade, que de antiga, só a idade mesmo, porque os planos se direcionam todos para o amanhã.

Foi assim, inclusive, que surgiu o Projeto Centenário da Unochapecó. O objetivo é revitalizar o sentimento de valorização da cidade, da sua história, das suas potencialidades e, especialmente, estimular a prospecção do pensamento voltado para o futuro. A programação, apresentada em um café da manhã para 120 pessoas, entre autoridades, imprensa e convidados, é composta por dez ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, além de eventos promovidos pelos cursos da Instituição. O encontro contou ainda com uma exposição fotográfica sobre a história de Chapecó, com imagens do fotógrafo Vitorino Zolet.

cem"Ser a Instituição criada pelo município com a responsabilidade de promover o desenvolvimento de nossa região é motivo de muita honra, pois levamos Chapecó em nosso próprio nome. Comemoramos com muita alegria esse aniversário, acreditando que podemos e devemos nos unir e preparar os próximos 100 anos com planejamento, inovação e muito conhecimento", destaca o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Para o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o projeto é mais uma demonstração do compromisso da Universidade com a comunidade. "A Unochapecó traz um tema muito importante para consolidar as potencialidades de Chapecó no seu primeiro centenário e já projetar o segundo. Com toda a sua história, como sendo a nossa primeira universidade, projeta um segundo centenário de inovação e tecnologia", avalia.

Entre os destaques da programação está a criação de um monumento comemorativo ao Centenário, através de um concurso nacional; a realização do projeto Memórias para o Futuro, que propõe repensar a cidade através da arquitetura; e a produção de uma mostra fotográfica itinerante sobre o centenário do município. Ou seja, um projeto feito pela Universidade, mas pensado para toda a comunidade.

cem

"Ele foi construído com esse propósito. Ao mesmo tempo que homenageamos Chapecó, renovamos nosso compromisso com um modelo de Universidade que prioriza sua comunidade e revoluciona a forma de olhar para o futuro", acrescenta a coordenadora do projeto, professora Mariângela Torrescasana.

A iniciativa demonstra todo reconhecimento da Universidade a todos que ajudaram a escrever a história do município, uma trajetória que se entrelaça com a própria narrativa da Unochapecó, a primeira instituição de ensino superior da cidade. "E mostra, principalmente, a presença, a contribuição, a marca da Unochapecó no desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, educacional e cultural da região. Além de seu protagonismo em diversos momentos dessa história", acrescenta Mariângela.

cemcem

Projeto centenário