Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó realiza a VII Roda de Conversa de Inclusão e Acessibilidade

Educação

Chapecó, 04 de outubro de 2024 - Aconteceu na tarde desta quinta-feira (03), a VII Roda de Conversa de Inclusão e Acessibilidade da Unochapecó. A atividade é uma iniciativa da Gerência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas em parceria com a Divisão de Acessibilidade, Comissão de Inclusão e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência, e a Comissão de Atendimento Educacional Especializado. Anualmente, são debatidas questões relevantes e oportunas a respeito da temática, promovendo a socialização, reflexão e troca de experiências​

Neste ano, o evento reuniu Coordenadores de Curso e Coordenadores de Setor e tematizou sobre a 'Inclusão de Pessoas com Deficiência na Universidade', conduzido pela professora Tania Mara Zancanaro Pieczkowski. No momento, a professora direcionou os presentes em um debate sobre o movimento de empoderamento atual, fundamental para a inclusão social, profissional e pessoal e de como a Instituição atende internamente demandas voltadas às necessidades individuais dos nossos estudantes e funcionários.

Na sequência, a gerente de desenvolvimento e gestão de pessoas, Jaqueline Buratti, apresentou aos gestores os dados referentes à inclusão de pessoas com deficiência no âmbito acadêmico e profissional. Ressaltou o trabalho que a equipe da Gerência desenvolve na contratação e acompanhamento de pessoas com deficiência e fortaleceu a necessidade de que todos estejam engajados para que mais profissionais possam ter a oportunidade de fazer parte de nossa Instituição.

Comprometimento acadêmico

Em 21 de setembro celebra-se o dia nacional da pessoa com deficiência, assim, destaca-se a relevância em abordar a sensibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em nossa comunidade. Para a pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão, professora Andréa Marocco, nós vivemos um período de muitas mudanças e precisamos discutir sobre elas.

"Hoje, a Universidade vem trazendo o público que antes não acessava o Ensino Superior, e precisamos cada vez mais nos preparar para receber bem essas pessoas, compreender quais são os desafios que também vem com elas. Porque eu costumo dizer que não é tão simples a gente tratar de temas delicados como este, mas nós, enquanto docentes, enquanto coordenadores, diretores, precisamos nos preparar, nos formar para poder viver bem", ressalta.

===

Texto e fotos: Ionara Virmes / AI Unochapecó

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image