Unochapecó realiza entrega da revisão do Plano Diretor para Caxambu do Sul
Chapecó, 13 de dezembro de 2024 - Na manhã desta sexta-feira (13), representantes da Unochapecó estiveram presentes na Prefeitura de Caxambu do Sul (SC) para a entrega do Plano Diretor do Município. O processo de revisão do Plano iniciou em outubro de 2023, contou com cinco etapas e foi implementado através de uma metodologia inovadora que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através do Programa Cidades Sustentáveis, a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a Nova Agenda Urbana.
De acordo com a professora Gabriela Borges, coordenadora do processo de revisão, o Plano Diretor funciona como um instrumento de planejamento urbano que orienta o crescimento do território, garantindo o direito à cidade, e considera as dimensões ambientais, econômicas, culturais e sociais. Os desafios durante o processo são voltados para o crescimento desordenado, a desigualdade socioespacial e as mudanças climáticas.
“Todo o processo contou com a participação popular através de reuniões comunitárias realizadas em regiões que abrangeram tanto a área urbana quanto rural. No dia 27 de novembro de 2024 encerramos com sucesso o processo de revisão do Plano Diretor Participativo. Durante a Conferência Final, foram apresentadas as propostas elaboradas pela população durante o período de consulta pública, propostas estas que, somadas aos demais elementos do anteprojeto de lei entregue, irão nortear o desenvolvimento sustentável e equilibrado do município pelos próximos 10 anos. Como resultado desse ano que passamos trabalhando juntos no processo de revisão, construímos um plano diretor inovador, transparente, sustentável e que reflete os valores e aspirações da comunidade!", ressalta.
Estiveram presentes no momento, a pró-reitora de Pesquisa, Ensino e Extensão, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, o coordenador de Negócios e Prestação de Serviços, Jocimar Vazocha Wescinski, a professora Gabriela Borges, e o prefeito de Caxambu do Sul, Glauber Burtet. Para Glauber, o Plano Diretor no município é de grande importância, pois irá nortear a ocupação urbana nos próximos dez anos.
“Essa exigência de um novo Plano Diretor para a nossa cidade partiu exatamente do Tribunal de Contas, que está fazendo a cobrança dos municípios que deixaram de atualizar o PD antigo no prazo de dez anos. A Unochapecó, nesse processo, é a entidade que detém o conhecimento técnico e que ajudou o município a produzir um documento de acordo com a realidade local e que vai ajudar no desenvolvimento de nossa cidade e a melhor ocupação dos espaços urbanos”, aponta o prefeito.
Participaram da revisão do Plano Diretor os técnicos:
Gabriela Borges - Arquiteta e Urbanista, Mestre em Políticas Sociais e coordenadora do processo de revisão do PD;
Cássio Bariviera - Arquiteto e Urbanista e mestre em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento;
Adriana De Toni - Assistente Social e doutora em Serviço Social;
Reginaldo Pereira - Advogado e doutor em Direito;
Thiago Delatorre - Engenheiro Sanitarista;
Daniel Candaten Miotto - Bolsista de Extensão e acadêmico de Direito.
===
Texto: Ionara Virmes/Assessoria de Imprensa Unochapecó;
Fotos: Katiúscia Silvestri/Assessoria de Imprensa de Caxambu do Sul.