Unochapecó realiza formatura da primeira turma do Colégio Uno

Ao longo de 53 anos, a Fundeste/Unochapecó já conferiu o diploma de Ensino Superior a mais de 40 mil pessoas. A cada semestre, centenas de acadêmicos completam sua graduação e partem para novos desafios no mercado de trabalho. No último sábado (16/12), mais uma turma de estudantes subiu ao palco do Salão Nobre para concluir um importante ciclo - desta vez, do ‘Terceirão’. O Colégio Uno realizou a cerimônia de formatura de sua primeira turma de concluintes do Ensino Médio. O ato celebrou nove formandos, que marcam seu nome na história da Instituição. O momento foi prestigiado pela comunidade acadêmica, por autoridades, familiares e amigos.

Desde sua constituição, o Colégio Uno tem a missão de oferecer aos estudantes a formação integral, que incentiva o protagonismo na construção de projetos de vida comprometidos com o desenvolvimento regional sustentável. O Colégio rompe com padrões pedagógicos tradicionais, adotando um modelo interdisciplinar que enfatiza o contato direto dos estudantes com experiências práticas. Além de seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Colégio visa formar jovens críticos, reflexivos e focados em seus projetos de vida.

Para o Reitor da Unochapecó, professor Cláudio Jacoski, a formatura da primeira turma do Colégio Uno representa uma nova página escrita na história da Universidade. “Temos uma caminhada bonita de 53 anos, e o projeto do Colégio é um dos mais importantes que a Instituição já teve. Isso porque, de certa forma, nós nos desafiamos e acreditamos em fazer algo diferente pela educação básica no Brasil, com um projeto totalmente inovador, que foi recebido com empolgação pelas autoridades educacionais do Estado. Não tenho dúvida de que acertamos, e tenho certeza de que estes jovens terão um caminho sensacional daqui para frente com o preparo que receberam”, destacou.

A Diretora do Colégio, professora Marizete Lemes Matiello, enfatizou que a primeira turma reflete bons resultados a partir da aprendizagem vinculada às experiências práticas. Além de iniciar a trajetória em meio à pandemia, com o ensino remoto, a turma traz consigo diversas realizações. Dentre elas, estão participações em eventos científicos, premiações em concursos e aprovações em vestibulares antes da conclusão do terceiro ano.

“Os alunos que escolheram aquele momento para encarar um novo desafio e o desafio do novo hoje estão aqui celebrando a finalização da etapa da educação básica, a etapa que antecede sua chegada ao Ensino Superior. Ao longo desses três anos, muitas foram as experiências e as histórias para contar. Esta turma, apesar de pequena, carrega consigo muitas conquistas. Vêm aí novos desafios e nós ficamos na torcida para que todos alcem voos e conquistem o mundo. É hora de começar a colher os frutos do conhecimento adquirido”, refletiu a professora Marizete, em meio à emoção.

Metamorfoses

A estudante Manoela Oliveira discursou em nome da turma durante a cerimônia, destacando em sua fala o período de transição vivido pelos formandos. A trajetória deles pelo Ensino Médio iniciou em meio à pandemia da Covid-19 e diante de uma proposta inovadora de educação. “Durante essa jornada, sofremos profundas transformações que resultaram em indivíduos mais amigos, mais questionadores, mais críticos, mais participativos, e certamente mais humanos. É assim que nos vemos ao final deste tempo cumprido. Através dos desafios aprendemos a solucionar problemas e a assumir a nossa responsabilidade por construir nosso sucesso. Dentre nós, surgirão muitos profissionais conscientes do seu papel, que poderão contribuir para a sociedade em que se inserem”, afirmou.

Na cerimônia, o professor Marcelo Ló foi homenageado como Padrinho da Turma. Em sua fala, o docente refletiu sobre o amadurecimento pessoal e escolar dos estudantes, e destacou a trajetória marcada por dedicação, esforço e perseverança.

“A vida é repleta de escolhas que nos levam para caminhos diferentes, e não posso deixar de expressar meu carinho, minha alegria e minha satisfação em fazer parte desta caminhada. Vocês enfrentaram obstáculos, ultrapassaram limites e demonstraram uma resiliência admirável em busca do conhecimento. Ao receberem seus certificados, não estão somente recebendo o símbolo de uma realização pessoal, mas também assumindo um compromisso com a sociedade. Não se esqueçam de valores como a ética, a empatia e a perseverança, e mantenham sempre acesa a chama da curiosidade, da busca pelo aprendizado e o desejo de impactar positivamente o ambiente ao seu redor”, concluiu o professor.

Inscrições abertas

Interdisciplinar, conectado, cuidadoso, protagonista e comunitário. Assim se desenha o caminho do Ensino Médio dentro de um campus universitário, com mais de 100 laboratórios e a maior biblioteca da região à disposição, proporciona uma realidade única aos estudantes do Colégio Uno. Professores altamente qualificados, integrados ao corpo docente dos cursos de graduação, adotam metodologias centradas nas experiências práticas. São muitas possibilidades de protagonizar a própria história, com inúmeras possibilidades de vivenciar áreas profissionais para uma escolha de carreira mais segura. Inscreva-se!

Primeira turma
Formatura