
Unochapecó recebe selo de signatária do Movimento ODS pelo sétimo ano seguido
Chapecó, 02 de abril de 2025 - O Movimento ODS é uma iniciativa que busca promover a implementação de ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda de 2030 da ONU. São 17 objetivos que visam mobilizar pessoas e instituições sobre práticas na construção de uma sociedade justa e sustentável. Os signatários do movimento são voluntários e atuam para garantir a promoção de ações sustentáveis e a participação em campanhas relacionadas.
A Unochapecó recebeu, em 2025, o selo de signatária do movimento pelo sétimo ano consecutivo. As ações realizadas estão ligadas a áreas como: consumo e produção responsáveis, erradicação da fome, igualdade de gênero, saúde e bem-estar, educação de qualidade, água potável e saneamento básico, entre outras. A Universidade conta com uma comissão, que também se tornou projeto de extensão, atuando para que a instituição cumpra os compromissos estabelecidos pelo movimento.
A coordenadora da Comissão e Projeto de Extensão ODS na Unochapecó, Fabiane Schonell Roman, conta que o grupo é formado por técnicos e docentes e busca a disseminação e o fortalecimento do projeto na Universidade.
“Acredito firmemente que, se desejamos um mundo melhor, algumas iniciativas, por mais pequenas que sejam, devem começar por nós e fazer parte de ações diárias, até que sejam incorporadas como práticas/políticas por organizações ou instituições. Ser signatária ODS reforça nosso papel como agente de transformação social, comprometidos com uma educação de qualidade e com as necessidades da sociedade. Por isso, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação sua atuação impacta na formação dos estudantes, bem como na própria sociedade”, afirma .
A pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Andrea de Almeida Leite Marocco, também destaca a importância da iniciativa na Universidade e coloca a conquista do selo como motivo de orgulho. "Para ser signatário, você assume um compromisso. Para se manter signatário, você precisa cumprir com esse compromisso. A Unochapecó tem demonstrado um comprometimento enorme, com práticas, ações e posicionamentos que vêm ao encontro dos interesses do movimento”, comenta.
Andrea ressalta que a iniciativa “demonstra aquilo que pregamos enquanto academia, nós falamos com os nossos alunos que precisamos preservar o meio ambiente, então a gente também preserva o meio ambiente". Ela também defende que ser signatária do movimento ODS é um diferencial da universidade como instituição comunitária. “A gente se compromete em melhorar a vida da geração presente, mas também das gerações futuras”, salienta.
===
Texto: Leticia Begotto Buratti, estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos;
Fotografia: Ionara Virmes / Assessoria de Imprensa Unochapecó.