Unochapecó será representada por 23 trabalhos na Expocom Sul 2023
texto: Carla Andressa Pereira, João Pedro Zatta Grolli e Mara Welter *
O Congresso Regional Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom Sul 2023, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, ocorre de 8 a 10 de junho, em Guarapuava, no Paraná. Dentro do evento, acontece o Intercom Júnior, espaço destinado a acolher pesquisas elaboradas nos cursos de graduação em comunicação ou em projetos de iniciação científica. Também ocorre a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Sul, uma tradicional premiação dos trabalhos produzidos pelos estudantes de comunicação.
A Expocom envolve trabalhos acadêmicos realizados pelos acadêmicos durante a graduação e podem ser inscritos nas categorias de: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; Rádio, TV e Internet. Eles podem ser projetos experimentais, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), projetos de extensão, agências-escolas, entre outros.
A preparação para a Expocom Sul 2023 começou ainda no ano passado, já que só podem concorrer trabalhos do ano anterior. A primeira etapa de inscrição da exposição é a seleção interna, que ocorre em cada Instituição de Ensino Superior (IES), onde projetos são escolhidos e enviados ao Intercom. Na Unochapecó, essa etapa já está concluída com 23 trabalhos aprovados dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
A professora do curso de Publicidade e Propaganda e integrante da comissão interna da Expocom, Jacira Medronha, explica que é importante valorizar o empenho dos estudantes em participar do evento. "Ele é uma grande vitrine aos estudantes da região Sul. Então é super importante que o nosso estudante da Unochapecó esteja presente, a gente acredita na qualidade dos trabalhos realizados”, destaca.
Outro integrante da comissão interna, o professor do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Dirceu Hermes, conta sobre os critérios utilizados na escolha. “Primeiro, a relevância do trabalho, a profundidade e as possibilidades para disputar a Expocom", afirma. O professor salienta ainda a qualidade dos trabalhos. "Todos estão bem consistentes, possuímos grandes chances na disputa”, complementa.
Sobre a importância dos alunos participarem, a professora Jacira explica que é gratificante ver os acadêmicos se colocarem à frente de um projeto dessa grandiosidade. “Eles vão apresentar seu trabalho diante de milhares de estudantes que vão estar lá, representando os três estados do Sul, é um evento que já tem mais de 30 anos, e é considerado o maior e mais importante do Brasil”, finaliza.
Já o professor Dirceu descreve a relevância para a Unochapecó em ter alunos em um evento como esse. “Participar do Intercom e da Expocom é estar em contato com o universo acadêmico e científico da área da comunicação. É uma vitrine que possibilita aos estudantes, junto com seus orientadores, apresentarem os seus trabalhos. Mas também possibilita o acesso ao que está sendo produzido na área do conhecimento ", conclui.
Trabalhos selecionados
O egresso do curso de Jornalismo, Christopher Rodrigues Fustes Marin, foi um dos aprovados na seleção interna da Unochapecó para a Expocom 2023. O trabalho selecionado é fruto do TCC intitulado "Gordo Ser: jornalismo multimidiático e as diferentes linguagens da subjetividade". O jornalista relata que o processo de produção foi difícil. "Principalmente porque busquei abordar diversos formatos em um mesmo produto, com áudio, texto, vídeo, desenhos e outras produções, o que tornou difícil em meio ao dia a dia. Basicamente, exigiu conhecimento de várias matérias que passei durante a graduação", conta.
Christopher comenta que já participou do evento e destaca a expectativa para este ano. "É sempre um prazer muito grande poder divulgar isso para pessoas de outros lugares do Sul, para diferentes visões sobre a profissão. Minha expectativa é que eu consiga interagir com mais profissionais da área da comunicação, aspecto muito importante nessas viagens acadêmicas, e que eu consiga fazer com que meu trabalho tenha visibilidade, pensando na causa social que ele carrega", destaca.
A acadêmica do 5o período de Publicidade e Propaganda, Ketheryn Fistarol, é aluna líder de um dos projetos selecionados para a Expocom 2023 e relata sobre a experiência. "Os projetos da Expocom foram desenvolvidos em uma Abex, onde praticamente uniram-se duas matérias no nosso quarto semestre. Desenvolvemos o planejamento e a construção teórica, para então conseguir pôr em prática e criar a parte visual", expõe.
Ketheryn também discorre sobre o envolvimento dos professores nos projetos. "Tivemos orientação, inclusive, dos professores de Audiovisual, o Francesco e o Hilário, que até então estavam como representantes do curso e todos os momentos se colocaram muito à disposição para tirar as nossas dúvidas e nos auxiliar também", comenta.
Além da Expocom, a acadêmica inscreveu um artigo para o Intercom Júnior. "A gente teve essa construção primeiro dentro da matéria Conceitos Contemporâneos da Comunicação. Estudar e aplicar os conceitos de comunicação dentro deste trabalho. Nós produzimos o trabalho e depois a professora Valéria Feijó orientou transformar num resumo expandido para submissão na Intercom. Ele foi um pouco confuso no início porque o mais legal da pesquisa é justamente isso, você começa com uma ideia e no decorrer vai construindo e percebendo que ela morre e aí precisa ressignificar. Agora é cruzar os dedinhos para ver o que vem", salienta.
Trabalhos selecionados internamente
JO 01 - ACIN Jornalismo: um laboratório de prática jornalística - Deisiana Damarat
JO 05 - Carta para Hendges - Eduarda Gabriela Boettcher
JO 07 - Gordo Ser: Jornalismo multimidiático e as diferentes linguagens da subjetividade - Christopher Rodrigues Fustes Marin
JO 08 - Imigrante, aquele que faz morada no desconhecido - Carla Andressa Pereira
JO 09 - Ayahuasca: um complexo e efervescente universo no Oeste Catarinense - Mônica Guerini
JO 12 - Todo mundo viu, ninguém fez nada. Uma série de entrevistas com mulheres jornalistas do oeste catarinense - Samara Sgarbossa
JO 13 - ABEx: Fotojornalismo e Documentação Visual - Schaiane Bohn
JO 14 - Histórias e lendas da Barra Escondida: Livro-reportagem com aproximação ao jornalismo literário - Fernanda Diana Alves Hinning
JO 15 - Educação Sexual: uma experimentação do jornalismo de subjetividade através do Audiodocumentário - Mirella Schuch
PP 01 - Agência Experimental da Unochapecó: Uma agência-laboratório de possibilidades - Loeni Sthefani de Cesaro
PP 06 - De olhos na Tag - Sinara Bortolini
PP 08 - Redes Sociais ou Antissociais? - Augusto Miguel de Araujo Lemes
PP 09 - Redes Sociais ou Antissociais? - Jeferson Dos Santos Martins
PP 11 - Utilização de Trends Para Maiores Resultados - Amanda da Cruz
PP 12 - Planejamento de mídias digitais curso de Cinema e Mídias Digitais - Unochapecó - Ketheryn N. Fistarol
PP 13 - Histórias - Eduarda Camillo Tomazi
PT 03 - Identidade Visual "Altossustentavel" - Jefferson Miguel Kovaleski
PT 04 - Embalagem para produto artRon Cerâmica - Érica Thalia Alff de Oliveira
PT 08 - Fatos e relatos de Ametista do Sul: as pedras que construíram uma cidade - Ana Elissa Roth Bernardo
PT 12 - Help Room - Claiton Luiz da Rosa
PT 14 - Planejamento de Comunicação Integrada Para a Polícia Rodoviária Militar de Santa Catarina - Vitoria Sartoretto Wienke
RT 01 - Podcast: É do meu tempo - anos 2000 para elas - Monica Gasparin
RT 07 - Nuance, a performance atravessada pelo gênero - Rafael Chiamenti Pedroso