Vigilância Sanitária expõe normas legais para abrir consultório odontológico
Parceria com o curso de Odontologia da Unochapecó visa promoção da melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde
Com o objetivo de eliminar, diminuir e proteger os possíveis riscos e danos à saúde, não só do paciente, como também do profissional, na abertura de um consultório Odontológico, a Vigilância Sanitária esteve na Unochapecó, no dia 17 de maio, para conversar com os formandos do curso de Odontologia.
Durante o encontro os fiscais da Vigilância Sanitária de Chapecó, Guilherme Dutra Tomasi e Josiane Salete Dalpiaz abordaram o tema ‘Odontologia e Vigilância Sanitária’ e discutiram os principais pontos que são fiscalizados para que um consultório odontológico seja aberto dentro das normas e exigências legais.
Segundo Guilherme Dutra, hoje são mais de 400 atividades em odontologia ativas em Chapecó, englobando setor público e privado. “A falta de informação gera custos a mais no negócio, que são desnecessários e essa porta aberta pela Unochapecó para conversar com os novos profissionais é muito importante para que os estudantes possam entender dessas regras antes de abrir seu negócio”, afirma Guilherme acrescentando que a Vigilância Sanitária está à disposição da comunidade através do telefone 3319-1400 ou na Secretária de Saúde de Chapecó que fica junto a Arena Condá.
Para o formando de Odontologia, Luciano Cattapan, essa conversa foi muito importante para conhecer a legislação vigente. “Quero iniciar minha profissão e quando adquirir mais experiência quero ter meu consultório. Essas informações da Vigilância serão muito importantes para a gestão do negócio”.
Conforme o professor da Unochapecó, Mauro Antonio Dall Agnol, essa atividade faz parte da disciplina de Orientação Profissional. “É uma iniciativa que estreita a parceria da Unochapecó com os órgãos públicos, uma ação inovadora e diferenciada que o curso de Odontologia proporciona aos seus acadêmicos”, acrescenta.
Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó
Fotos: Arquivo Unochapecó
Assessoria de Imprensa Unochapecó