Viveiro da Unochapecó distribui mudas de árvores durante a Efapi

Meio Ambiente

Durante a Efapi 2023, a Unochapecó tem mostrado seu compromisso com a sociedade por meio da educação de qualidade, da pesquisa científica, do apoio ao esporte e à cultura. Mas no coração do parque, a Diretoria de Extensão e Educação Continuada (DEEC) da Unochapecó conta com um espaço especial para apresentar seus projetos de extensão universitária que fazem a diferença na vida dos chapecoenses. Um dos atrativos do espaço é a distribuição de mudas de árvores cultivadas pelo Viveiro da Uno.

Em parceria com a empresa Credioeste, a instituição está promovendo a distribuição de mudas de árvores, uma ação que ressoa com o compromisso da universidade em aplicar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais é signatária. A iniciativa reflete o engajamento da instituição em promover práticas sustentáveis e responsáveis. As mudas distribuídas representam não apenas árvores em crescimento, mas simbolizam o compromisso com a preservação ambiental e da biodiversidade.

Serão distribuídas gratuitamente cerca de 4200 mudas de variadas espécies de árvores nativas, frutíferas, flores de época e ornamentais. De acordo com a diretora da DEEC, professora Cleunice Zanella, o Viveiro está com cerca de 10 mil mudas para distribuição e também tem mudas específicas para venda. “As mudas são as mesmas que estamos distribuindo, porém em tamanhos maiores, desde as menores que ainda estão em tubete, até as maiores, de 10cm a 1,20m. Os preços são acessíveis aos mais diversos públicos” conclui.

O viveirista agrícola Grégori Anholeto, responsável pelo Viveiro e pela distribuição de mudas, destaca que são 400 mudas por dia, uma muda por pessoa, de qualquer idade. Grégori explica ainda sobre os cuidados com as mudas: “cada espécie tem cuidados diferenciados, tomamos o cuidado de fornecer as informações necessárias na embalagem de cada muda. Seguindo as orientações da embalagem, não será difícil cuidar das plantinhas”, ressalta.

“O Viveiro Florestal da Uno serve principalmente para a produção de árvores nativas. Coletamos, processamos as sementes que precisam de tratamento diferenciado para germinar, plantamos e cuidamos das mudas desde que germinam até estarem prontas para serem distribuídas. Basicamente nos dedicamos à produção das mudas de árvores nativas e também às demais espécies”, conclui.

* texto: Mara Welter, estagiária de Jornalismo, e Leticia Sechini.

Viveiro florestal universitário
Viveiro