Publicitários também são músicos

Sound Branding: Você já ouviu falar sobre as assinaturas sonoras das marcas?

22/11/2019
Por: Leandra Somensi - Estagiária Acin
Blog By Daniel Chagas Martins

Há muito tempo a música faz parte do nosso cotidiano; é uma harmonia de ritmo, melodia, tom e voz. Expressa emoções que nos fazem sentir alegres, tristes ou pensativos. A partir disso, começou a se inserir como uma ferramenta, utilizada na publicidade para gerar maior intimidade com o cliente.

Muitas marcas sabem como gerar uma experiência de valor com seu público, e usam todos os sentidos para isso: visual, auditivo, olfativo ou de tato. Como um jingle que gruda na sua cabeça e toda vez que você ouve, sabe a que se refere; essa é a intenção da assinatura sonora, técnicamente chamado de Sound Branding. Diferente das trilhas e músicas que fazem as propagandas, se qualifica como uma identidade; dois exemplos são o "HAVAINAS HAVA", que sempre aparece como assinatura das propagandas das Havainas, e o "plim plim" que anuncia o intervalo da Rede Globo.

Cada empresa tem sua particularidade, propósito e valor. O sound branding transparece tudo isso reforçando sua personalidade por todos os meios de comunicação sonoros, seja físicos ou digitais, como filmes publicitários, rádios, spots, sites; todos canais de contato com o consumidor, sendo facilmente associada.

 

Confira as assinaturas sonoras de Coke, Amanco, Brastemp, Audi, e outras nesse link: https://www.updateordie.com/2017/05/23/top-40-assinaturas-musicais/

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