A importância do filtro separador de água e óleo diesel
Desde o início, os motores sempre precisaram ser bem tratados para poder trabalhar melhor e cumprir sua função. Com o passar do tempo, foram aumentando as exigências e sensibilidades dos motores, mesmo antes do Euro 3, por exemplo. Com novas normas sendo introduzidas, incluindo a redução do enxofre e uso do biodiesel, aumenta cada vez mais a responsabilidade dos fabricantes de filtros que têm de atender às novas especificações e garantir o bom desempenho dos sistemas de filtragem dos motores a seus clientes e ao meio ambiente. Mais especificamente aqui dos separadores de filtro de água-diesel tão importantes ao fluxo de vida útil de motores de caminhões e ônibus.
Sobre esta questão, Vinicius Stoco Patricio, gerente de Marketing e Vendas da Divisão de Filtração da Parker Hannifin Brasil, explica que a boa separação da água deve ser considerada à parte das normas de emissões, porque se trata de uma necessidade que vem antes do Proconve P7 ou Euro 5 e já foi utilizada em motores Euro 3 ou mesmo de concepção mais antiga, com bombas injetoras mecânicas – Euro 2 ou inferior. Na opinião de Laine Cracco, gerente de vendas da Polifiltros, fabricante dos filtros Turbo e distribuidora de produtos de diversas empresas de filtração, o filtro separador da água do diesel preserva o motor da corrosão causada pela água dentro do sistema. “Para os motores Euro 5, essa correta separação se torna ainda mais vital. Não que para os motores Euro 3 seja diferente. Mas pelo Euro 5 dispor de uma tecnologia ainda mais avançada, todo e qualquer contaminante existente no diesel pode acarretar sérias perdas de desempenho e até mesmo provocar o desgaste precoce do motor.” Dentro desta perspectiva do alto grau de exigência das novas tecnologias, Marcos Lazaro Oliveira Azambuja, engenheiro de Pós-Venda da Cummins Filtration, afirma que por esse motivo elas necessitam cada vez mais de um óleo diesel mais puro, que não cause danos ao sistema. “A água é um contaminante que pode causar corrosão e levar à presença de micro-organismos, por isso é muito importante a separação de água e óleo diesel, para que seja mantido o desempenho do sistema.”
Mas afinal para que serve exatamente um filtro separador de água-óleo utilizado em motores diesel, como de ônibus e caminhões? Segundo Laine, da Polifiltros, a função do separador de água do diesel é exatamente o que seu nome diz: retirar a água do diesel. “Ao impedir que esta água contamine o motor, evita-se a corrosão dentro do sistema e que se prejudique assim a injeção do diesel nele. Reduz também a quantidade de combustível que entra nas câmaras de combustão do motor. A remoção da água antes que ela atinja o sistema de injeção diesel irá manter o bom funcionamento do motor”, esclarece. Outra explicação vem de Marcos, da Cummins: “A responsabilidade do filtro separador de água e óleo diesel é promover segurança ao sistema de combustível, removendo as partículas de água livre e emulsificada encontradas nele, ajudando também na remoção de outros tipos de contaminantes.” Patricio, da Parker Hannifin Brasil, nos aponta que um sistema de injeção diesel possui dois níveis de filtragem:
Pré-Filtro – Responsável pela separação de água e pré-filtragem do combustível, que geralmente se dá para partículas superiores a 10 micra. Esta pré-filtragem é muito importante, pois, neste estágio, é realizada a filtragem das partículas presentes no combustível, principalmente quando abastecido em locais não adequados, onde a qualidade do combustível é precária, garantindo o bom desempenho do filtro final de combustível e do sistema de injeção.
Filtro Final – Faz a filtragem final do combustível. Pode chegar a filtrar partículas de até 1 mícron, de acordo com a exigência do sistema de injeção.
Conforme diz, o filtro separador de água-óleo diesel pode ser utilizado como pré-filtro (recomendável) ou também como filtro final em veículos com motores ciclo Diesel. A água, segundo ele, é apenas um dos contaminantes dos filtros que inclui também:
- Particulado (abrasivo):
Sílica (areia) 10 - 40%
Óxidos metálicos 10 - 45%
Tamanhos:
2-5 micra 60 - 80%
5-10 micra 15 - 20%
10-15 micra aprox. 5%
15-25 micra aprox. 2%
- Asfaltano – Resultado da oxidação do combustível, dependendo de:
• Armazenamento;
• Envelhecimento;
• Oxigênio;
• Calor.
O asfaltano é depositado na primeira passagem pelo meio filtrante, além de ser o principal agente de saturação de um filtro.
Presença prejudicial
De acordo com a gerente de vendas da Polifiltros, a presença da água é altamente prejudicial à combustão do diesel, podendo causar danos ao funcionamento do sistema e até mesmo reduzir a vida útil do motor. “Muitas vezes, o diesel sofre contaminação por água no tanque de abastecimento do posto de combustível ou até mesmo nos reservatórios que existem em grandes frotas, usinas, etc.” Essa água pode “surgir”, conforme explica, devido aos diversos transbordos que o diesel sofre; quando o tanque não está totalmente cheio e ocorre a condensação do mesmo. “Por isso, a importância da utilização de um filtro separador de boa qualidade, pois é muito difícil estar imune ao problema da contaminação do diesel por água. E uma boa separação da água do diesel antes da entrada no motor protegerá todo o sistema contra possíveis danos”, complementa Laine Cracco.
Principais problemas que a água presente no combustível pode provocar ao sistema.
• Desgaste na bomba de combustível;
• Danos aos bicos injetores;
• Saturação prematura dos filtros;
• Alto consumo de combustível;
• Oxidação das partes metálicas do sistema;
• Afeta a lubricidade do diesel;
• Perda de potência do motor;
• Afeta a pressão do sistema;
• Maior frequência de manutenção;
• Problemas de arranque.
De olho na qualidade
Laine, da Polifiltros, dá dicas para a hora da compra de que o consumidor deve utilizar sempre o que for recomendado pelo fabricante. Isso porque, conforme esclarece, antes de estabelecer o produto ideal para cada sistema, ele foi exaustivamente testado entre o fabricante e seus fornecedores. “Por diversas ocasiões, os clientes optam por um produto mais “barato” no momento da troca do filtro. Para a maior parte dessas pessoas, há a falta de conhecimento do que um produto de baixa qualidade pode causar de danos no seu motor, um bem extremamente caro”, destaca. Para Marcos, da Cummins, com um filtro inadequado, pode ocorrer uma redução de potência do motor e danos nos componentes, dependendo das características que o filtro não atendeu. Ele alerta o consumidor para que sempre siga a recomendação da montadora ou um sistema que se iguale ou supere as necessidades impostas ao equipamento, para que não tenha problemas de manutenção e até mesmo para manter a garantia do equipamento. Patricio, da Parker Hannifin Brasil, afirma que há um aumento dos custos de manutenção e maior consumo de combustível, além da redução da vida útil do motor ao usar inadequadamente um filtro.
Outro tipo de problema que pode acontecer ao se alterar um mecanismo numa peça é se desestabilizar e provocar um desajuste em todo o processo, principalmente com as mudanças advindas com as novas normas. “Em parte, isso pode acontecer sim, se utilizarmos um filtro de baixa qualidade que ‘deixa’ a água entrar no motor, provocando corrosão nas partes móveis dele. Principalmente, quando falamos de bomba e bicos de injeção de combustível, os mais afetados quando não se faz uma boa separação da água do diesel”, diz a gerente de vendas da Polifiltros.
Marcos da Cummins, aponta que o filtro separador a ser utilizado deve atender às necessidades do equipamento. “A capacidade, eficiência e restrição do filtro separador não devem limitar as características do equipamento indicadas pela montadora. Caso não sejam respeitadas essas necessidades, podem ser acusadas falhas no sistema, reduzindo o desempenho do equipamento” e ainda complementa que no caso do Proconve 7, não existe nenhuma restrição para troca de filtros separadores. “O período de troca continua sendo baseado em uma média de
25 mil km. Isso pode variar muito de acordo com a aplicação do equipamento e as condições de trabalho.” A gerente de vendas da Polifiltros afirma que o período de troca dos filtros deve ser seguido conforme o manual do fabricante do motor. Já o gerente de Marketing e Vendas da Parker Hannifin Brasil acrescenta que depende da especificação do produto realizada por montadora, a partir da definição da micronagem do meio filtrante e de sua respectiva área. “Muitas vezes, o fabricante leva em consideração as trocas dos filtros finais em conjunto com os filtros separadores, o que pode variar, mesmo em se tratando de categorias de produtos similares.”
http://www.meiofiltrante.com.br/materias_ver.asp?action=detalhe&id=794&revista=n57