Reitor da Unochapecó apresenta ação das instituições pela regulamentação
O reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, o diretor de Extensão, professor César Camargo, a técnica de extensão Ana Maria Puton e representante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP) participaram na tarde desta quinta-feira de sessão da Câmara de Vereadores de Chapecó. A presença teve como finalidade promover a discussão sobre o processo de regulamentação das universidades comunitárias.
Os representantes da Unochapecó apresentaram as atividades realizadas pela ITCP e a campanha pela regulamentação das universidades comunitárias. Os vereadores também receberam material institucional da Unochapecó e camisa da Chapecoense, como equipe que busca a conquista do tetracampeonato e tem o patrocínio da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. A movimentação em favor das universidades comunitárias é uma ação que está acontecendo em todo o país e defende a criação de uma legislação específica para essas instituições, através do projeto de lei 7.639/2010, que tramita na Câmara dos Deputados.
As universidades comunitárias têm como principal objetivo a educação. São instituições que não visam lucro e revertem 100% de tudo o que é arrecadado na melhoria das estruturas físicas e capacitação de professores e técnicos, para o atendimento da demanda de cursos e serviços que têm reflexo direto na educação.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do Índice Geral de Cursos (IGC), essas instituições estão entre as melhores do Brasil em qualidade de ensino. O reconhecimento é resultado do trabalho efetuado pelas comunitárias, que aliam teoria e prática através de projetos de ensino, pesquisa e extensão, destaca o reitor Odilon Poli.