Criação de uma unidade Embrapii em Agrotecnologia

No dia 28/05/24 às 16h30min na Sala de Reuniões do Pollen Park, se reuniram:

- Professores Marcelo Fabiano Costella, representando o PPGTI;

- Professores Ariel Gustavo Zuquello, Sandro Silva de Oliveira e Cristiano Reschke Lajús, representando os Cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Agronomia;

- Gerente de negócios do Pollen, Rodrigo Savenhago;

- Os analistas Renê Anziliero e Renato Habas, representando o EPPS;

- CEO da 360 Solution (Elevelto Alencar Alves) e a Pesquisadora Interna da 360 Solution (Caroline Fuzinatto).

O objetivo da reunião foi verificar a possibilidade de criar um Grupo de Trabalho para a elaboração de uma Unidade Embrapii em Agrotecnologia na Unochapecó.

Segundo o prof. Lajús, tal iniciativa, envolverá o Projeto de Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação do Candidato ao Processo Seletivo Discente do PPGTI (Elevelto Alencar Alves), que apresenta expertise para o respectivo encaminhamento e por outro lado, a Unochapecó com seu corpo de docentes especializado e infraestrutura adequada.

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. A organização mantém contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia. A contratação da EMBRAPII parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.